sábado, 17 de setembro de 2011

EAD - Inclusão ou Exclusão?


Educação à distancia, inclusiva ou exclusiva...

3 comentários:

  1. O EAD no Brasil ainda é pouco divulgado ou desconhecido.
    Muitos procuram o ensino ead com a ideia que terão que estudar menos e facilmente obter um diploma superior. Mais se enganam quando tem que dispor de tempo para o auto estudo. E que a carga de estudo é equivalente ou maior que muitas universidades presenciais. Como estudante de serviço social modalidade ead sinto que estudo mais agora que quando estudei no modelo tradicional presencial. Inclusão ou Exclusão... inclusão para os providos de condições tecnológicas para aproveitar a modalidade, e exclusão para aqueles que não são habituados ao ensino por meios tecnológicos.
    Quem aqui já leu em seu Ipad um E-Book? Quem aqui já leu um livro antigo em um sebo?

    Hélio Xavier - Prof. de RH/ Saude, Segurança e Meio Ambiente/ Estudante de Serv. Social.

    ResponderExcluir
  2. O ensino a distância possibilita oportunidades iguais de inclusão educacional.
    Como aluna de Serviço Social e tutora EAD. sinto que a desinformação ou a informação incorreta produz uma idéia pré concebida de má qualidade educacional. A realidade é que o sistema EAD é sim, abrangente e inclusivo. Cabe ao aluno utilizar de forma responsável seu tempo de estudo, porém esse não é o desafio apenas do ensino a distância. O papel do tutor também é de fundamental importância, pois é ele que conduz o aluno pela vereda dessa modalidade, tanto na parte acadêmica, quanto na parte técnica do ambiente virtual de aprendizagem. É ele (tutor) que faz o corpo a corpo entre aluno/professor/instituição educacional.
    Cabe a nós, alunos e tutores demonstrar na prática que a qualidade e excelência, podem sim partir do ensino EAD para o mercado de trabalho , acompanhando os avanços tecnológicos.

    Um abraço e parabéns pelo blog! Quando puder, dê uma passadinha pelo meu, ok?

    http://assistentesocialdofuturo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu sou eternamente grata a Deus por ter me direcionado para um curso à distância. Realmente o EAD é uma revolução e uma democratização do curso superior. De fato exige muita disciplina e vontade por parte do aluno mas é muito compensador, tanto financeiramente como na flexibilidade de horário para estudar. Ótimo para quem não quer ficar longe de filhos pequenos pois cada um faz seu tempo.
    Parabéns Edy!

    ResponderExcluir