terça-feira, 20 de setembro de 2011

MATÉRIA: Educação à distância-EAD – Inclusão ou exclusão?

Educação à distância-EAD – Inclusão ou exclusão?

Palavras chave: Educação + Tecnologia + Conhecimento.
Políticas de inclusão na Educação: compromissos com poder público – Ministério da Educação, unidades de ensino e do acadêmico.
Ética, Responsabilidade, seriedade, disciplina e organização.
Refletindo sobre a Educação no Brasil e seu compromisso com a Sociedade, percebemos a preocupação dos governos e das instituições particulares de ensino, no que tange  à qualidade da Educação em nosso país.
O que é qualidade em Educação? O conceito de qualidade na área educacional, vem enunciado de várias formas, mas abarca desde as estruturas físicas, os processos de ensino, as ferramentas tecnológicas e os resultados obtidos por este processo.
Atualmente no Brasil apresenta-se um aumento da procura e da oferta do novo modelo de Educação, Educação a Distância - EAD, com isto também vem junto dúvidas e preconceitos sobre a qualidade desta modalidade de Ensino.
A Qualidade em Educação, como marco nos sistemas educacionais brasileiros, aceita várias interpretações. Mas sempre devemos perguntar o que esses sistemas, devem proporcionar a nossa sociedade brasileira? Sociedade já bastante sofrida e desprovida de oportunidades.
 Podemos dizer que uma educação de qualidade pode significar tanto o domínio eficaz dos conteúdos previstos nos planos curriculares, que possibilita a elaboração de conteúdos científicos e literários, ou aquela que desenvolve capacidade técnica para manter o sistema produtivo; ou ainda aquele que promove a transformação de uma sociedade, de um indivíduo, através do conhecimento e do desenvolvimento da reflexão critica fortalecendo o compromisso com a sociedade em que vive.
Consideremos então o que nos traz a proposta do Ensino à Distância, cursos de valores mais acessíveis, acessibilidade das pessoas portadoras de deficiências, ao trabalhador a oportunidade de organizar seus horários de estudos, a mulher que cuida de sua família a oportunidade a de se ajustar aos seus horários.
Porém para termos a qualidade do ensino que queremos,  ao escolher o ensino à distância, devemos entender que somos parte integrante deste ensino, com comprometimento, perfil de pessoa responsável, disciplinado, criativo e organizado.
Convido-os então a uma reflexão, um país cheio de desigualdades, uma sociedade onde até hoje uma minoria privilegiada,  tem acesso a boas instituições de ensino, onde o trabalhador não consegue pagar para obter melhor qualificação profissional. Esta sociedade está preparada para receber esta modalidade de ensino? Nosso mercado de trabalho esta pronto para receber os formados por esta modalidade de ensino?  Estamos prontos para uma fiscalização intensiva a aqueles que realmente não oferecem ensino de qualidade, seja sistema presencial ou à distância?
Pontos de inclusão:
- Acessibilidade de pessoas que residem em lugares de pouco acesso e distantes;
- Trabalhadores em geral que pode gerenciar seus horários de estudos;
- Acessibilidade aos portadores de deficiências;
- Custos mais baixos;
- Pode desenvolver habilidades, como a criatividade, autonomia, responsabilidade, criatividade e grande capacidade de organização.

Pontos de Exclusão:
- Sofrer preconceito, por parte de alguns setores e categorias;
- A generalização de cursos que apresentam má qualidade do ensino;
- A banalização desta modalidade de ensino;
- A falta de cuidados ao oferecer mecanismos de interação, como o uso das novas tecnologias, sem preparo do aluno e sem oferecer qualidade nas ferramentas tecnológicas oferecidas, não provocando a necessária interação entre aluno, professor e na apresentação do conhecimento.
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Lei Diretriz e Bases da Educação Nacional, nº9394/96, decretos 5.622/05, 5.773/06 e 6.303/07 e portarias normativas 40/07 e 10/09.
MEC – Ministério da Educação.
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4 comentários:

  1. Estudo em curso presencial, faço enfermagem e acredito ser muito importante nos preocuparmos com a qualidade de nosso ensino no Brasil.
    Não importa a modalidade e sim a qualidade do sistema em que estudamos, isto sim é importante.
    Quanto a modalidade, cada um deve escolher a que lhe é + propicia e lhe trará o retorno que espera.

    Nathália da Matta, estudante de Enfermagem.

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  2. Concordo em gênero, número e grau. Não conhecia o sistema de ensino EAD...e achei que seria "moleza" levar. Estou tendo outra impressão, e descobri que estou estudando mais do que do método 100% presencial. Cujo os professores enrolavam horrores para passar conteúdo, e não ensinavam adequadamente.

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  3. Profa. Edy,
    gostei das suas observações sobre Pontos de Exclusão onde enfatizou a falta de cuidados ao oferecer as novas TCIs sem o preparo do aluno. Comprovei essa realidade em sala de aula como tutora presencial: desconhecimento do perfil do aluno EaD. Uma das formas de alinhar esse desvio seria amplo esclarecimento no momento da matrícula quando o ingressante está optando por essa modalidade de ensino. Outra forma seria o acompanhamento dos alunos durante o primeiro mes de aula, por profissionais da área de informática.
    Deixo aberto para discussão.
    Eli R Kobayashi

    http://esemlimites.com.br

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  4. Meu nome é Elaine sou Bacharelado em Serviço Social com formação em julho de 2011, aluna da primeira turma de Serviço Social da Faculdade Anhanguera de Sorocaba, acreditem, valorizem, pois a metodologia da Anhanguera é grandiosa, os professores mais do que professores, foram nossos amigos, companheiros e não se abatam pelo preconceito, isso em breve será somente um fato, uma lembrança com sabor de vitória. Sugiro que assistam um vídeo no site da TV Senado na data do dia 17/01/2012.

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