sábado, 17 de setembro de 2011

Histórico do EAD no Brasil


A educação a distância no Brasil


Inexistem registros precisos acerca da criação da EAD no Brasil. Tem-se como marco histórico a implantação das "Escolas Internacionais" em 1904, representando organizações norte-americanas. Entretanto, o Jornal do Brasil, que iniciou suas atividades em 1891, registra na primeira edição da seção de classificados, anúncio oferecendo profissionalização por correspondência (datilógrafo), o que faz com que se afirme que já se buscavam alternativas para a melhoria da educação brasileira, e coloca dúvidas sobre o verdadeiro momento inicial da EAD. Nessa época, a crise na educação nacional já era notada, buscando-se desde então opções para a mudança do status quo. Vale transcrever a citação contida no relatório de 1906, do Dr. Joaquim José Seabra, Ministro da Justiça e Negócios Interiores (que abrangia a Educação), ao Presidente da República. Textualmente, assim manifestava o titular da pasta: "O ensino chegou (no Brasil) a um estado de anarquia e descrédito que, ou faz-se a sua reforma radical, ou preferível será aboli-lo de vez". A educação a distância começou, portanto, num momento bastante conturbado da educação brasileira. Devido a pouca importância que se atribuía à educação a distância e as muitas vezes alegadas dificuldades dos correios, pouco incentivo recebeu o ensino por correspondência por parte das autoridades educacionais e órgãos governamentais.Em 1923, com a fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, por um grupo liderado por Henrique Morize e Roquete Pinto, iniciou-se a educação pelo rádio. A emissora foi doada ao Ministério da Educação e Saúde em 1936, e no ano seguinte foi criado o Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação. Outra experiência surgida em São Paulo foi a do Instituto Rádio Técnico Monitor, fundado em 1939, com opção no ramo da eletrônica. Não há registros históricos do surgimento das entidades de EAD brasileiras, o que dificulta um relato preciso para os estudiosos dessa área educacional.
Em 1941 surge o Instituto Universal Brasileiro, objetivando a formação profissional de nível elementar e médio.A Igreja Adventista lançou, em 1943, programas radiofônicos através da Escola Rádio-Postal de "A Voz da Profecia", com a finalidade de oferecer aos ouvintes os cursos bíblicos por correspondência.O SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - iniciou em 1946 suas atividades e desenvolveu, no Rio de Janeiro e São Paulo, a Universidade do Ar, que em 1950 já atingia 318 localidades e 80 alunos; em 1973, iniciou os cursos por correspondência, seguindo o modelo da Universidade de Wisconsin - USA.A Diocese de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, criou em 1959 algumas escolas radiofônicas, dando origem ao Movimento de Educação de Base, que foi um marco na EAD não formal no Brasil.Em 1962 foi fundada, em São Paulo, a Ocidental School, de origem americana, sendo atuante no campo da eletrônica. Possuía, em 1980, alunos no Brasil e em Portugal.Na área de educação pública, o IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal - iniciou suas atividades de EAD em 1967, utilizando a metodologia de ensino por correspondência. A Fundação Padre Landell de Moura criou, em 1967, seu núcleo de EAD, com metodologia de ensino por correspondência e via rádio.
A história da EAD no Brasil registra também que, nas décadas de 60 a 80, novas entidades foram criadas com fins de desenvolvimento da educação por correspondência, sendo que algumas já estão desativadas. Um levantamento feito com apoio do Ministério da Educação, em fins dos anos 70, apontava a existência de 31 estabelecimentos de ensino utilizando-se da metodologia de EAD, distribuídos em grande parte nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

3 comentários:

  1. Acredito que a maior critica ao sistema EAD, seja em função da qualidade, o q atualmente tb acontece nas faculdades presenciais. EAD na minha visão destina-se a pessoas que estejam conscientes da importância de uma formação que qualifica e prepara para uma atuação responsável, pois uma formação sem consciência e responsabilidade se torna um problema social (não só nas EAd como nas presenciais). Atualmente a educação do nosso país enfrenta desafios enormes, muitos deles advindos da desvalorização e banalização da nossa educação. Temos que encarar o processo educacional de forma adequada com muita responsabilidade, seja em um curso EAD ou em qualquer outra esfera. Entendo e encaro a educação com um processo de extrema importância e relevância social.

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  2. Profa. Assistente Social Edy16 de novembro de 2011 às 16:04

    Olá Daniele. Desculpe não comentar antes. Vc. está certa ao dizer sobre qualidade no ensino, entendo ser esta minha maior preocupação no que tange ao ensino.E acredito que o ensino a distância exige mais do aluno, como criatividade e muito planejamento. Porém a qualidade do ensino deve ser o alvo de nosso estudo e este independe da modalidade presencial ou a distância.

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  3. Docente, Assistente Social Edy Sajo16 de novembro de 2011 às 16:12

    Gostaria de juntos estudarmos um pouco da História da Educação no Brasil. Ela apresenta uma característica muito importante, a Educação não era ao alcançe de todos, apenas familias de alta renda, tinham acesso. A pergunta é:-
    O quanto esta situação, em nossa atualidade foi alterada? Nosso ensino apresenta a mesma qualidade a todos nossos jovens? A qualidade independe da condição financeira, das condições do local onde vive?

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